História do grupo 1 - A fundação


A primeira vez que escoteiros estiveram em Triunfo foi provavelmente em 1945, quando ocorreu o Acampamento de Férias dos escoteiros de Porto Alegre, segundo relatado na página 13 do Relatório da Comissão Executiva Regional, de 22 de março de 1958. Ao apresentar uma breve biografia do chefe Isaac Bauler, o relatório destaca que em 1944 ele assumiu o cargo de Comissário Administrativo da Federação Escoteira e dirigiu este acampamento, não oferecendo maiores detalhes. Ao longo das décadas de 1960, 1970 e 1980 alguns jovens de Triunfo foram escoteiros em outras cidades, principalmente no Grupo Escoteiro Carajás em São Jerônimo, mas até então nunca houve um grupo na cidade.
O movimento de pessoas para a fundação de um grupo de escoteiros em Triunfo tomou força verdadeira em 1985. É deste ano a primeira ata existente, documentando a reunião de um grupo de pessoas da comunidade no salão paroquial da Igreja do Nosso Senhor Bom Jesus. Não haveria local mais apropriado, pois desde 1754 a Igreja Matriz assiste o que acontece em Triunfo.
A reunião aconteceu no dia 16 de abril, a convite de Sílvio Machado Felten, carinhosamente conhecido por Sivica. Coordenados pela chefia do Grupo Escoteiros Jacuí 33 RS, de Charqueadas, foi escolhida a primeira diretoria, tendo como Diretor-Presidente o próprio Sivica; Vice-diretor, João André Castro; Diretora-Administrativa, Estela Galarça Radin; Vice Diretor-Administrativo, Darlan Rocha Lopes; Diretora-financeira, Dalva Maria de Souza Ferreira; Vice Diretor-Financeiro, Antônio Édson Oliveira.
A esta comissão, segundo a ata, coube a tarefa de “iniciar a estruturação e formação do grupo escoteiro pretendido”.
A segunda reunião ocorreu no dia 30 de abril daquele ano, no mesmo local e presidida pelo Sivica, tendo como pauta a escolha do nome e cores do grupo, da primeira chefia e as datas para os cursos de chefe, que seriam realizados em Triunfo, pela então Equipe Regional de Adestradores.
Foi escolhido por votação o nome “Chama Farroupilha” porque era o ano do sesquicentenário da Revolução Farroupilha e, diga-se de passagem, o estado inteiro do Rio Grande do Sul estava envolvido e motivado com o fato. Para as cores do grupo, também por votação, foram escolhidas o vermelho, o verde e o amarelo, por serem as cores da bandeira Riograndense. Como símbolo, foi definida uma tocha, representando a chama dos farroupilhas.
Para a chefia do grupo foram elencados os nomes de Saulo Ernani Radin, Carlos Alberto Rocha Sandri, Sérgio Carvalho, Leandro Flores, Achiles Goldani Netto, Elair Niederauer e Maria Helena Castro. Para as datas do Curso Preliminar e Curso Técnico, ficaram reservadas as datas de 19 e 20 de outubro de 1985.
Segundo registros posteriores, este curso foi ministrado pela equipe formada pelos chefes Alceu S. Machado, Iolanda Magalhães Bina, Arildo Pegoraro Rego e Olívia Nogueira, entre outros.O Grupo Escoteiro Chama Farroupilha obteve “Autorização provisória para iniciar um grupo escoteiro”, sob a direção de Aderbal Ilha, do Grupo Escoteiro Jacuí, em 11 de dezembro de 1985, assinada pelo Comissário Distrital do 27º. Distrito Escoteiro, Jorge Luiz Wolff.

Texto por Maurício Roth Volkweis

Nenhum comentário: